O que achei do livro: O que Deus diz sobre as mulheres - Kathleen Nielson

(fonte da imagem: Editora Fiel)

    As mulheres no decorrer da história (inclusive história da igreja) sofreram/sofrem preconceito e são consideradas inferiores, mas precisamos saber/entender o que Deus pensa a nosso respeito. Neste livro a autora não pretende dar todas as respostas, mas auxilia a luz da palavra a reflexão e busca do Deus Criador. São 11 capítulos bem trabalhados, com uma linguagem de fácil compreensão.

O livro de Gênesis responde questões do tipo: quem somos? De onde viemos? Por que estamos aqui? A autora utiliza uma comparação maravilhosa micro (mitose) e macrocelular (Gênesis) afirmando que ambas consistem em separação e divisão, que coisa mais linda! E não fica tudo no silêncio, pois a voz do soberano Deus criador é o ponto de partida para o processo todo. O Senhor cria tudo com uma ordem. Deus conversa com ele mesmo ao criar o homem e o faz a sua imagem e semelhança! 

Ao nos criar o Senhor: 1. dá autoridade à humanidade para governar as demais criaturas e para ser representante de Deus através de autoridade delegada e 2. nos criou para sermos seres relacionais (assim como ele o é na Trindade). A primeira interação entre Deus e os seres humanos é regida de bondade, generosidade e provisão. A questão de gênero é discutida na nossa sociedade na intenção de que a criança deve escolher em qual se sente mais confortável, mas a autora traz em seu livro um pensamento rico e lindo de que se Deus nos fez a sua imagem e semelhança devemos celebrar esta verdade reconhecendo quem somos nEle e que ele desenhou nossos corpos em perfeição para um propósito e para refletir o nosso Criador.

Quando Deus cria a mulher como auxiliadora ela não está sendo diminuída e sim tem o poder/dever de ajudar e complementar as coisas sendo capaz, “a ajudadora que Deus deu a Adão era uma extensão da ajuda do próprio Deus”. Fiquei espantada com a clareza e todo o sentido da explicação de Kathleen na questão dos papéis do homem e da mulher! A responsabilidade do homem é grande, pois ele recebeu primeiro a palavra de Deus portanto é encarregado de recebe-la, guardá-la e transmiti-la; Deus o coloca no jardim primeiro, recebe a explicação da liberdade de comer de qualquer árvore exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal e a consequência de comer dela o fruto, é chamado a nomear os animais, é instruído a deixar seu pai e sua mãe para unir-se à sua esposa o homem está só diante de muitas responsabilidades e trabalhando para então reunir-se com a mulher que lhe auxiliará. Adão deve liderar Eva (que não estava lá recebendo as instruções) e a responsabilidade dela é ouvir e seguir tudo o que Adão disser a respeito do que aprendeu. Eles são PARCEIROS e Deus julgou como muito bom. 

 Não tenho intenção de "revelar" os conteúdos do livro e sim de indicar de olhos fechados e ressaltar a importância de estudarmos TUDO à luz da Bíblia. Para tempos onde dizem que tudo é mimimi ou que nada é problematizado é importante nos posicionarmos de acordo com o que acreditamos.

A autora diz "a bondade original da criação de Deus chama toda mulher para ver seu corpo, incluindo a capacidade de ter filhos, como algo bom e que glorifica ao nosso Criador". Eu já havia desistido da ideia de ser mãe por motivos variados (e principalmente pela raiz de feminismo que nos é incutida diariamente - somos BOMBARDEADAS de todos os lados), em conversas com Deus pedi que se fosse da vontade dEle que gerasse em meu coração o desejo de ser mãe e com essa frase de Kathleen Nielson confirma-se mais uma vez a verdade de que eu posso querer ser mãe, glorificando a Deus com meu corpo na sociedade atual, posso ser a responsável pela organização do meu lar com amor, posso ter uma família na qual o meu papel é auxiliar meu esposo. Que a graça do Senhor esteja com você e com sua família.

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Ef. 5.14-17

Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos,
a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês,
e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Ef 4.22-24


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E esse negócio de sacrifício?

Mesmo sem saber

Alinhados com o coração de Deus